RSS

“Não consigo executar um vídeo no Windows Media Player”–Resolva de uma vez o problema com codecs!

25 abr

Windows_Media_Player_11_Logowindows-media-center2Essa dica é só para quem tem o Windows 7, cuja versão tenha o Windows Media Center instalado. Isso exclui as versões Starter e Home Basic, que não vem com muitos codecs. Funciona tanto para as versões 32-bit como 64-bit e praticamente todos os seus vídeos serão executados, mesmo que tenha legenda ou mais de uma faixa de áudio, tanto no Windows Media Player como no Windows Media Center.

Antes de começar…

Sugiro que faça uma limpeza no seu computador. Desinstale qualquer pacote de codecs, como o K-lite Codec Pack e semelhantes. Desinstale também o software Divx Plus, senão algumas coisas não vão funcionar por causa de incompatibilidades. Procure todo tipo de programa que dá suporte a codecs no Windows e remova-os. Após removê-los, reinicie o computador (só para garantir) e use um reparador de registro, como o Auslogics Registry Cleaner, para remover chaves de registro corrompidas ou inválidas.

Entendendo as diferenças…

O Windows 7 possui versões 32-bit e 64-bit, logo, existem programas 32-bit e 64-bit. Por sua vez, também existem codecs nas duas versões. Entretanto, se você usa o Windows 7 64-bit, precisará também dos codecs 32-bit. Por quê? Simples, o Windows Media Player padrão funciona em 32-bit e o Windows Media Center funciona em 64-bit. Resumindo, se instalar codecs para o Windows Media Player, eles não funcionarão no Windows Media Center por ser de uma arquitetura diferente. Então, precisamos instalar as duas versões.

Muita coisa mudou com o Windows 7

Junto com o novo Windows chegou o novo Windows Media Player 12, que nativamente já oferece suporte para variados tipos de arquivos de vídeo, sem precisar instalar codecs adicionais. Ele já possui codecs para arquivos h.264, divx, xvid, mp4v, mpeg-2, vc-1, wmv 1/2/3, wma, aac, mp3, mp2, mov e 3gpp. Mas, o WMP não executa recursos avançados desses codecs, como suporte para mais de uma trilha de áudio e legendas. Também não há suporte para áudio AC-3 e DTS e vídeos em mkv. Por isso, esse tutorial é bom para você. Esqueça pacotes de codecs. Geralmente eles estragam a estabilidade do sistema e causam incompatibilidades com outros programas que usam codecs, como jogos e conversores de vídeo. Instale apenas o essencial, que é o que vamos fazer.

Do que vamos precisar?

Esses são os programas que precisará baixar. Procure no Google ou no site http://free-codecs.com/. Não vou colocar os links porque eles podem mudar à medida que versões mais novas dos programas são lançadas.

  • AC3 Filter (não pegue a versão lite, pois não contém o codec 64-bit).
  • DirectVobSub VSFilter (a versão 32-bit, também conhecida como x86, possui instalador, mas a versão 64-bit, também conhecida como x64 ou ainda x86-64, só possui um arquivo DLL).
  • Haali Media Splitter
  • K-lite Codec Tweak Tool

Começando…

  1. Instale o AC3 Filter, ele dará suporte para arquivos DTS e AC3, além de permitir controlar melhor recursos de som. Por exemplo, é possível destacar os diálogos dos filmes ou normalizar o volume muito baixo.
  2. Instale o DirectVobSub VSFilter. Não confunda com VobSub, que é uma versão mais antiga e que não suporta o Windows 7. Este dará suporte para as legendas. Infelizmente, a versão 64-bit não possui instalador. O arquivo só vem com uma DLL que precisará instalar manualmente no sistema. Copie o arquivo VSFilter.dll e cole na pasta C:\Windows\SysWOW64. Digite “cmd” na caixa de pesquisa do Windows 7, clique com o botão direito no arquivo e execute como administrador. No prompt de comando, escreva ou copie/cole: regsvr32 C:\Windows\SysWOW64\VSFilter.dll. Agora o WMC poderá ver as legendas também. Para o WMP baixe a versão com instalador, que é mais fácil.
  3. Instale o Haali Media Splitter. Este não é um codec, mas ele lê recursos de container. Hã? Vou tentar explicar. Um arquivo AVI é chamado de container porque ele guarda em um mesmo arquivo um vídeo e um ou mais áudios. Dentro de um AVI você pode encontrar vídeos em XviD, Divx ou H.264 e áudio mp3 ou AC3. Do mesmo modo, MKV é um container e dentro dele pode ter vídeos Divx ou H.264 e áudio DTS ou AAC, ou ainda legendas SRT. por que é importante saber isso? O Windows Media Player tem codec para arquivos H.264 e AAC, mas não reconhece arquivos MKV que tenha os dois codecs. Então, você precisa também de um splitter, que saiba ler o container. Aqui entra o Haali Media Splitter, ele suporta mkv, mp4, avi e outros. Na instalação, marque todas as opções de container disponíveis para o Haali. O vídeo deve carregar o Haali para que ele também carregue o VSFilter e o AC3 Filter. Se o splitter do Windows Media Player carregar o arquivo, e não o Haali, as legendas não aparecerão, por exemplo. É também através do Haali que você seleciona o áudio e a legenda.
  4. Finalmente, instale o K-lite Codec Tweak Tool. Na verdade, ele não é instalado. Apenas execute-o para resolver com ele problemas com os codecs quando necessário. Guarde-o em um lugar que possa lembrar. Algumas opções dele são muito úteis. Em “Fixes” problema com registro de codecs são resolvidos. Em “Manage Souces Filters” escolha o splitter que vai ler o container. Mas, lembre-se que você precisa do Haali. Aqui foi onde encontrei problema com o software Divx. Quando está na máquina, o software Divx Plus não permite que eu mude o splitter de arquivos AVI. Arquivos AVI ficam bloqueados para usar o Splitter do Divx, o que é ruim, pois o Splitter Divx não carrega o VSFilter e o AC3 Filter. Como não consegui contornar o problema, removi o software Divx Plus do computador. Este problema não acontece com arquivos MKV, nas opções do K-lite posso escolher entre Divx MKV ou Haali MKV. Haali é necessário, como falei. As outras opções do K-lite não vou descrever, mas através dele você também pode desativar codecs e configurar o AC3-Filter para destacar os diálogos nos filmes (claro, também pode fazer isso direto nas configurações do AC3 Filter).
  5. Para arquivos RMVB, muito comum na internet, não tenho solução imediata, a não ser instalar o Real Player. Tentei instalar o Real Alternative, que diz dar suporte para RMVB no WMP, mas não funcionou aqui. Acho que a versão com Windows Media Player Classic deve funcionar, mas odeio ele, não testei. Prefiro o Real Player mesmo.

Sem título

Chegamos ao fim. Não sou expert no assunto. Encontrei a solução acima depois de quebrar muito a cabeça. Também não tirei todas as dúvidas. Mas, faça seu comentário que tentarei ajudar no que for possível. Seu comentário é muito importante para mim. Assim não fica parecendo que estou escrevendo para ninguém. Em média, 30 pessoas visitam meu blog por dia, mas nenhuma delas faz qualquer tipo de comentário. Estou deprimido… kkkk.

About these ads
 
37 Comentários

Publicado por em 25/04/2011 em Áudio & Vídeo

 

Tags: , , , , , ,

37 Respostas para ““Não consigo executar um vídeo no Windows Media Player”–Resolva de uma vez o problema com codecs!

  1. Isa

    25/04/2011 at 20:54

    Pra tu n ficar triste. :-)

     
    • Raff

      25/04/2011 at 20:56

      Snif!… Estou emocionado.

       
  2. Ge

    14/07/2011 at 22:48

    Valeu Raff, Muito obrigado pelas informações passadas…

     
    • Raff

      18/08/2011 at 19:47

      Obrigado!

       
  3. Allan Gaspar

    13/08/2011 at 21:19

    ei cara Valeu demais fazia tempo que queria assistir meus mkv’s no media center´e foi você que deu a solução OBRIGADO!!!!!!!!

     
    • Raff

      18/08/2011 at 19:48

      Que bom que ajudei alguém em algo. Assim, o esforço em escrever fica gratificante.

       
  4. Adt

    20/08/2011 at 18:31

    o meu nao funcionou não. Tenho um arquivo mpeg que não funciona bem nem a p…. aqui no RWindows 7 Starter. O mesmo arquivo abre normalmente no meu notebook com Linux Ubuntu 10.04 assim como no desktop com RWindows 7 HP.
    Aqui no Starter fica aparecendo uns quadrinhos coloridos e o audio sai normal….

     
  5. Cleiton

    28/11/2011 at 22:49

    Obrigado! Não estava conseguindo rodar avi! Agora consegui!… Mas, o som está chegando atrasado, como eu poderia resolver isso?
    ABS!

     
    • Raff

      29/11/2011 at 10:22

      Provavelmente seu arquivo avi está corrompido. Tente reproduzi-lo no programa VLC e veja se o atraso de áudio continua. O VLC às vezes consegue reproduzir arquivos corrompidos satisfatoriamente.

       
      • Cleiton

        30/11/2011 at 17:57

        O arquivo não está corrompido, pq ele eu já via normalmente. É que depois que troquei do VISTA pra o 7 ficou com isso. Não rodava avi (coisa que agora roda, graças a você). Reinstalei tudo e parece que agora o som ficou normal, mas o video tá meio quadriculado, e a imagem ante sera ótima. Estou rodando um AVI que eu já vi. Se puder ajudar com isso, fico grato! Mas já fico grato por ter resolvido meu problema com os videos!

         
      • Raff

        30/12/2011 at 20:11

        Desculpe a demora em responder. Mas este problema que você relatou me fez lembrar que pode ser que o driver de vídeo não esteja instalado corretamente. Eles nem sempre são os mesmos drivers do Vista. Eu tinha uma placa NVIDIA que funcionava muito bem no Vista, mas a empresa não fez drivers para o Windows 7. Até fez, mas não funcionava do mesmo jeito e nunca mais lançou atualizações para a placa. Se você não consegue habilitar os efeitos do Aero, provavelmente sua placa não suporta aceleração de vídeos pelo Windows 7 e problemas de travamento e imagem distorcida vão aparecer.

         
  6. Mazinho

    17/12/2011 at 20:10

    RAFF; obrigado por suas dicas. Fiquei hoje o dia inteiro tentando rodar .avi, mkv etc… pelo WMP do Seven64 e, so depois de seguir conforme aqui, é que consegui. Estou rodando avi, mkv, 3D sBs, com legenda, com dual audio…tá uma blza! Unico que nao rodou liso(fica sem legenda) foi Mp4. Mas vou tentando aqui!

    Sua ajuda foi e é muito importante para nós…OBRIGADÃO.

     
    • Raff

      30/12/2011 at 20:05

      Olá, Mazinho. Que bom que pude ajudar. Também tive problemas com arquivos MP4. No meu caso era por causa do Divx Plus que estava instalado. Se não for este seu problema, talvez prefira usar o programa VLC para executar seus vídeos. Ele tem seus próprios codecs, por isso você nem precisa se preocupar com instalação de codecs já que ele não usa os codecs do sistema. Ele suporta legendas e múltiplos canais de aúdio. Minha ressalva são arquivos RMVB, que nem sempre são bem executados no VLC, o que me obriga a assistir vídeos neste formato em outro player.

       
  7. Luiz Eduardo Conesa

    21/12/2011 at 16:19

    valeu,consegui abrir os videos de Matroska no Media Center,do Win 7,mas o áudio,ainda não me agrada,alguns shows que tenho aqui,ficou baixo,mesmo com o som do windows no máximo,só consigo ter áudio bom,em show,series,no VLC Player mesmo,porque,fica com 200% de áudio,e da pra aumentar até 400%,se o áudio do vídeo for baixo mesmo,mas enfim,valeu pelo tutorial,não encontrei em outro lugar,ensinando abrir videos Matroska,vou salva seu site aqui,pra acompanhar,vlw :D,até mais..

     
    • Raff

      30/12/2011 at 19:49

      Olá, Eduardo. Bem-vindo ao blog! Através do AC3 Filter você pode configurar o volume e fazer outras modificações do som. Lembre-se apenas de configurá-lo sem o vídeo estar em execução.

       
  8. edgard

    05/03/2012 at 14:37

    exelente post !!!

     
    • Raff

      06/03/2012 at 16:24

      Obrigado. Valeu!

       
  9. Tadeu Garcia (@garciatadeu)

    27/04/2012 at 12:43

    Tutorial muito bem explicado, aqui deu quase tudo certo:

    Consegui rodar MKV no WMC (Windows Media Center) e legendas externas (.srt) no WMC (Windows Media Center) e no (WMP) Windows Media Player, porém as legendas não carregaram em nenhum dos 2 com arquivos em MP4… uma pena.

    Obrigado por disponibilizar esta ajuda para nós.

     
    • Raff

      27/04/2012 at 19:19

      Realmente, com arquivos MP4 as legendas externas no so carregadas. Isso acontece se o DivX estiver instalado ou algum pacote de codecs, como o K-Lite. Por causa de tantos problemas que tive com codecs, passei a usar o VLC que usa codecs prprios (no os codecs do sistema) como media player padro e XBMC como Media Center (que tambm usa codecs prprios).

       
  10. Elizeu

    05/05/2012 at 17:38

    Era exatamente isso que estava procurando. Atualmente só vejo vídeos em MKV. Testei MPC-HC e PotPlayer e com ambos consegui uma qualidade de imagem superior usando aceleração pela placa de vídeo (mais nitidez) mas nehum deles roda redondinho como o Windows Media Player.
    Estou assistindo mkv’s 1080p de 21 GB com o Windows Media Player graças ao seu tutorial.

     
    • Raff

      05/05/2012 at 21:47

      sempre bom ajudar. Fico feliz que tenha servido para voc.

       
  11. Daniel

    24/09/2012 at 23:30

    Valeu Raff!!! ufffa caara

    muito boas dicas cara. consegui finalmente colocar as legendas no wmp . nem acredito

    na real ja tinha desistido

    brigadao

    cabei que nem instalei o de verificacao. sou meio avesso a ter muitos codecs sera q tem problema?

     
    • Raff

      29/11/2012 at 18:59

      Sem problema. Na verdade, é bom sempre instalar apenas os codecs necessários para diminuir incompatibilidade com outros programas.

       
  12. João Carlos de Almeida

    14/11/2012 at 17:38

    Não consigo abrir meus vídeos que gravei na máquina fotográfica e passei no meu pc. Exclui uns arquivos e não abriu mais no Windows 7, dá alguma mensagem assim “Falha na conexão do Servidor”.

     
    • Raff

      29/11/2012 at 19:00

      Qual extensão ou formato de vídeo sua câmera grava?

       
  13. Adriano Silva (@lospingon)

    24/11/2012 at 16:48

    cara, aqui acontece o seguinte…eu ate consegui rodar com legenda com diversos codecs…k lite, cccp, win7 e por ai vai…
    rola uma atraso em quase todos… sai a voz e a legenda aparece depois, no xp não existia isso, mas vamos adiante…
    fiz o seu tutorial e a legenda vai sincronizada direitinho, só que aparece quadros na imagem…como posso resolver isso? sabe…como se a imagem tivesse “pixada”…

     
    • Raff

      29/11/2012 at 19:01

      Isso é muito comum quando o driver de vídeo não está instalado. Procure atualizar o driver de vídeo.

       
  14. Denise

    28/11/2012 at 12:25

    Oi RAFF…é o seguinte coloquei o orbit,mas quando vou abrir o formato é pesado.instalei o k lite codec e nada terei que fazer tudo isso que falou ou tem algo mais simples sos…ou tem algum acelerador compativel.(windows 7) obrigado

     
  15. denise

    29/11/2012 at 15:28

    RAFF…POR FAVOR SOS..RESPONDA.

     
    • Raff

      29/11/2012 at 19:06

      Olá, desculpem a todos por abandonar meu blog por tanto tempo. Pretendo mudar isso o quanto antes e colocar novos artigos por pelo menos 1 vez na semana.

       
  16. Sidnei

    28/02/2013 at 18:27

    Ola Raff, eu gostaria de saber se esse tutorail que vc postou aí vai resolver o meu problema, eu tenho videos em avi com audio ac3 que rodam em todos os players perfeitamente, menos no WMP, quero fazer com que o WMP consiga rodar esses audios tambem, tem como?
    Desde ja obrigado.

     
  17. Caires

    02/07/2013 at 7:21

    Aos “trancos e barrancos” eu conseguí fazer com que o meu netbook da Acer com Windows Starter ( nunca mais eu compro desse tipo! ) lêsse os vídeos da minha filmadora da Sony! Pena que a qualidade caiu um pouquinho, mesmo assim tá valendo muito! OBRIGADO!

    Thiago Caires, Manaus – Amazonas.

     
  18. Eddy

    04/11/2014 at 7:20

    Cara bom dia ! Me ajudou muito obg…

     
  19. Eddy

    04/11/2014 at 7:21

    Te desejo muito sucesso vlw.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: