RSS

CIS 2012: o melhor antivírus gratuito do mundo

05 jan

Uma suite de segurança cheia de recursos para proteger seu PC

CIS 5.9

O Comodo Internet Security Premium 2012 versão 5.9, na verdade é mais do que um antivírus: é uma suite de segurança completa para protegê-lo de ameaças da internet. É formada pelos módulos Antivírus, Defense+ e Firewall. Vou explicar por que considero essa suite de segurança a melhor entre os gratuitos, mostrando um nível de segurança equivalente até mesmo a produtos pagos.

O Comodo Internet Security Premium – ou simplesmente “CIS” – é gratuito e ao mesmo tempo completo. A única diferença da sua versão paga é que não conta com o suporte da Comodo para resolver problemas no seu computador. Esse suporte não cobre apenas problemas relacionados a vírus, mas qualquer dificuldade que tenha no PC. Por exemplo, quando a impressora não está funcionando ou não consegue enviar um e-mail com anexo. Esse modelo de negócio é bem diferente de empresas que disponibilizam uma versão gratuita de seu antivírus com menos recursos.

O que faz do CIS 2012 ser tão diferente de outros produtos de segurança para computadores? Enquanto todos os antivírus possuem uma base dados com as ameaças conhecidas (uma lista negra), a solução da Comodo também trabalha com uma lista branca. Isso significa que ela mantém uma lista de programas confiáveis que age em conjunto com o Defense+ e a Sandbox. Hã? Calma, vou explicar! O Defense+ podemos dizer que é um detector de comportamento: ele analisa programas para ver se alguma ação estranha deles está sendo executada no seu PC. A Sandbox é uma “caixa de areia”: um ambiente virtual que é criado para impedir que aplicativos tenham acesso aos seus dados ou danifiquem o sistema. Um programa qualquer que é executado dentro da Sandbox tem todas as suas ações desfeitas quando ele é fechado.

Como tudo isso funciona? Ao analisar um arquivo executável, o CIS verifica se ele é uma ameaça conhecida na lista negra. Se estiver na lista negra a ameaça é eliminada imediatamente. Se passar nesse teste, o CIS verifica se o arquivo está na lista branca (a lista de programas confiáveis). Se não passar nesse teste, o programa analisado é tratado como desconhecido e automaticamente é executado dentro da Sandbox (se for um programa que precisa de direitos administrativos, ele vai perguntar a você se quer executar o programa dentro da Sandbox). Se o arquivo for realmente uma ameaça, ele não causará nenhum dano ao seu PC ao ser executado dentro da Sandbox e tudo que o programa fizer será desfeito ao fechá-lo. Esta é um ótima barreira de proteção! Um programa suspeito pode ser executado e você não precisa ter medo de que ele danifique o sistema. Se tiver certeza que o programa é confiável, você pode abrir a Sandbox através da interface do CIS e marcar o arquivo como confiável para que ele não seja mais executado no ambiente virtual – e funcione como deveria funcionar. Lembre-se que a Sandbox é um ambiente de testes: um programa executado dentro dela pode não funcionar corretamente pois ele não tem acesso completo ao seu computador. Marque um programa como confiável sempre que necessário.

Não existe uma solução de segurança perfeita que detecte 100% das ameaças. Assim como acontece com outros antivírus, o CIS pode detectar uma ameaça que na verdade é um arquivo legítimo. Dependendo de como o programa foi construído ele pode ter um comportamento fora do comum e fazer o CIS cometer esse engano. É o que chamamos de falsos positivos. Lembre-se também que o forte do programa não está na sua lista negra de ameaças já conhecidas, mas na sua lista branca de arquivos confiáveis em combinação com o Defense+ e a Sandbox. Ou seja, o CIS é ótimo para prevenir a execução de um malware, mas pode ser que ele não detecte ameaças “paradas” em um computador já infectado.

Se o CIS é tão bom assim, por que eu nunca o recomendei antes? O fato é que o CIS não é tão fácil de usar. A sandbox é algo relativamente novo para um antivírus e alguns podem não estar habituados ao seu funcionamento (tentei explicar um pouco disso da melhor maneira que pude). Além disso, a tradução para o português brasileiro não está completa e, em alguns raros casos, mensagens em inglês podem aparecer. Pelo menos no meu computador apareceram duas mensagens não traduzidas. A primeira foi em relação a detecção de uma nova rede pelo Firewall: Home (casa), Work (trabalho) ou Public (público). Outra foi em relação ao aplicativo de suporte – GeekBuddy – que pergunta se eu mesmo quero remover as ameaças encontradas ou prefiro deixar que a equipe da Comodo resolva para mim. Apenas uma vez essa mensagem apareceu aqui.

Se quiser testar o CIS 2012 versão 5.9 acho que terá uma agradável surpresa ao ver que ele não usa muitos recursos do computador. O impacto geral sobre o sistema é muito baixo. Como costumam dizer: “é leve”. Na hora de instalar, escolha uma instalação avançada para desmarcar a instalação do GeekBuddy (se não for pagar pelo suporte técnico) e do Comodo Dragon (uma navegador baseado no Chrome). Após a instalação, faça uma atualização do programa e uma verificação completa no computador até que o ícone do escudo fique verde na janela do programa. Última dica: mude a aparência para “Black”, é mais cool.

Se ainda tem dúvidas sobre a eficiência dele, um teste feito com a versão 5.8 está disponível no site Seu Micro Seguro – uma avaliação feita por Victor Hugo em outubro de 2011. Infelizmente, o teste com a versão 5.9 ainda não estava disponível no momento da publicação deste artigo.

dw_win

 
3 Comentários

Publicado por em 05/01/2012 em Segurança

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

3 Respostas para “CIS 2012: o melhor antivírus gratuito do mundo

  1. Lidia

    06/01/2012 at 0:36

    Eu vou testar. Meu Norton ta expirando kkkkk ;)

     
    • Raff

      06/01/2012 at 15:23

      Depois volta aqui para dizer o que achou.

       
  2. Caique Alves Oliveira

    05/06/2013 at 16:04

    Tomara que seja bom, meu norton venceu faz tempo e meu computador ficou um caco ta cheio de programa que eu não baixei e um tal de babylon, tomara que resolva pelo menos metade dos virús

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: