RSS

Qual o melhor antivírus gratuito?

18 abr

 

avast_logoUma solução eficiente, com baixo consumo de recursos e fácil de usar. Tudo o que nós usuários queremos! Mês passado, recomendei o Norton 360 5.0 como melhor solução de segurança tanto para ameaças conhecidas como aquelas nomeadas de ameaças “0-day”, ou seja, que apareceu hoje e ninguém ainda AVG LOGO_3D_4 flags_FINAL_lens letterssabe como exterminá-la. Mas, com ferramentas como o Norton Insight, que verifica a reputação do arquivo pela comunidade Norton, e o SONAR, que verifica se o executável tem comportamento suspeito, até ameaças “0-day” conseguem ser barradas. O problema é que o Norton é pago. Então, não existe solução gratuita eficiente?

microsoft-security-essentials%20logoSe você for um usuário comportado, daquele tipo que só entra em sites conhecidos, não faz download de arquivos que nunca usou e não tem práticas ilegais, pode ser que você se dê bem com um antivírus com menos recursos. Quando falo de práticas ilegais, refiro-me a baixar músicas através de programas P2P (como o e-Mule), baixar filmes e séries de sites (tem muitos por aí) ou jogos e programas que precisam de crack para funcionar (muito provavelmente o crack é um cavalo-de-tróia). Aí, meu amigo, desejo-lhe sorte, muita sorte!

Deixando essa questão de lado, qual antivírus gratuito recomendaria para meus leitores e amigos? Esperei sair o último teste da AV-Comparatives para dar minha opinião. Foram testados 20 antivírus, mas só vou postar o resultado dos antivírus gratuitos usados nos testes: Avast Free Antivirus 5.1, AVG Antivirus Free Edition 10.0, Microsoft Security Essentials 2.0  e o Qihoo 360 Antivirus 1.1. Este último parece ser um antivírus chinês. Não conhecia. Nem sei se tem versão em inglês ou português. Baixe o relatório completo para ver a comparação com antivírus pagos. Vale lembrar que tanto o Avast quanto o AVG possuem uma versão mais atual, que usam recursos novos presentes nas edições pagas que os mesmos vendem.

Vamos lá! O teste da AV-Comparatives é On-Demand, ou seja, de ameaças já conhecidas. O teste Retrospective/Proactive, que trata de ameaças novas, tipo “0-day”, provavelmente será feito em maio. O teste de verificação de ameaças numa amostra de 403.543 arquivos revelou que:

  1. Avast reconheceu 98,4% das ameaças e ficou na 3ª posição nesse teste.
  2. Qihoo reconheceu 97,9% das ameaças e ficou na 5ª posição nesse teste.
  3. Microsoft reconheceu 95,8% das ameaças e ficou na 11ª posição nesse teste.
  4. AVG reconheceu 91,4% das ameaças e ficou na 16ª posição nesse teste.

No teste de alarmes falsos, quando o antivírus acusa um arquivo limpo de ser uma ameaça:

  1. Microsoft cometeu 1 engano.
  2. AVG cometeu 15 enganos.
  3. Avast cometeu 19 enganos.
  4. Qihoo cometeu 104 enganos.

Teste de velocidade na verificação de arquivos:

  1. Avast terminou em 1º com 16,3 MB/s.
  2. AVG terminou em 10º com 9,9 MB/s.
  3. Qihoo terminou em 18º com 7,5 MB/s.
  4. Microsoft terminou em´20º com 6,6 MB/s.

Avaliando os resultados, a AV-Comparatives não concedeu seu selo máximo Advanced+ para nenhum dos antivírus gratuitos. Avast e Microsoft receberam o selo Advanced. Qihoo e AVG receberam o selo Standard. Aqui vale umas observações:

  • Avast só não conseguiu o selo Advanced+ por causa do número muito alto de alarmes falsos.
  • Qihoo só não conseguiu uma melhor classificação pelo número altíssimo de alarmes falsos.

Pelos testes, fica claro que o Avast Free Edition, agora na sua versão 6.0, é a melhor escolha gratuita para proteger o computador de ameaças conhecidas, segundo a AV-Comparatives. Falarei mais sobre esse antivírus em breve. Note que os testes realizados pela AV-Comparatives servem apenas como base para a escolha da sua solução de segurança e dão uma ideia de como seu antivírus está em um dado momento. Os resultados poderiam ser completamente diferentes se fossem realizados 1 semana depois, por exemplo. É por isso que a AV-Comparatives prefere dar selos de classificação a atribuir notas, o que explica Avast e Microsoft estarem no mesmo nível. Embora o antivírus da Microsoft tenha detectado um número um pouco menor de ameças e tenha sido quase 3 vezes mais lento, cometeu menos erros que o Avast. Agora vamos esperar o teste de maio que vai revelar quem é mais eficiente em ameaças tipo “0-day”, que são mais difíceis de detectar.

 
1 comentário

Publicado por em 18/04/2011 em Segurança

 

Tags: , , , , , , , , ,

Uma resposta para “Qual o melhor antivírus gratuito?

  1. Matheus

    02/01/2013 at 21:52

    Legal esse site😀 gosto muito das resposta por que ai eu sei como manter minha segurança em forma !

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: