RSS

avast! Free Edition 6.0 é um dos melhores para 2011

22 abr

avast_logo

No post anterior, fiz uma breve análise de como o avast! se saiu no teste da AV-Comparatives. Agora falaremos um pouco sobre ele.

Segundo a empresa que criou o antivírus, o avast! é usado por mais de 150 milhões de pessoas no mundo e muitas vezes apenas a versão gratuita já supera os produtos pagos dos concorrentes. A versão Free conta com antivírus e antispyware, a proteção mínima que todo computador precisa ter. Mas se você efetua transações bancárias e/ou compras on-line e armazena dados confidenciais em seu PC, a empresa recomenda a versão Internet Security, que conta com firewall, antispam e tecnologias como o SafeZone e Sandbox.

Principais tecnologias:

  • Mecanismo antivírus e antispyware: O inovador mecanismo de verificação protege contra vírus, spyware e outros agentes maliciosos.
  • Proteção antirootkit em tempo real: Impede software mal-intencionado furtivo que, quando carregado pelo OS do computador, fica invisível aos mecanismos de verificação normais.
  • avast! WebRep: Oferece confiabilidade de sites na Internet e taxas de reputação de acordo com comentários retornados pela comunidade.
  • avast! CommunityIQ: Utiliza uma rede global de sensores para fornecer ao avast! dados obtidos (anonimamente) das experiências reais de navegação na Internet de um grupo de usuários consentidos do avast!. Essa informação é, então, utilizada para proteger todos os usuários avast! com as informações mais atualizadas sobre vírus e sites infectados.
    Em virtude da avast! CommunityIQ, o avast! descobriu 68.152 sites infectados e protegeu 34.524.280 pessoas impedindo-as de visitá-los nos últimos 30 dias.

Recursos hi-tech:

  • Verificação ao reiniciar: Verifica seu computador em busca de infecções antes que o OS seja iniciado (agora aplicável ao Windows 7 e Windows Vista).
  • AutoSandbox: Lembra aos usuários para executar aplicativos suspeitos no ambiente virtual Sandbox.
  • Intelligent Scanner: Reduz o número de arquivos para verificação em até 80% através de uma lista branca de aplicativos seguros. Os arquivos identificados como seguros não são verificados novamente, a menos que tenham sido alterados.
  • Modo Silencioso/Jogos: Detecta automaticamente aplicativos de tela cheia e desabilita pop-ups e outras notificações sem comprometer a segurança.
  • Computação ecológica: Maior economia de energia, devido à sua tecnologia eficiente e eficaz, que usa menos recursos do computador.

O que mais o avast! faz por você:

  • Verificações de vírus em tempo real de arquivos abertos/executados.
  • Executa uma verificação de todos os e-mails recebidos/enviados em busca de software mal-intencionado (um plug-in especial é utilizado para o MS Outlook).
  • Executa uma verificação de todas as páginas visitadas na Internet, arquivos baixados e scripts java. Graças ao recurso de verificação inteligente, o Módulo de Internet não deixa o seu navegador lento.
  • Verifica arquivos baixados via programas P2P e durante o uso de programas de mensagens instantâneas ou “chat”.
  • Protege contra vírus na rede com dois componentes principais: um bloqueador de URL para URLs maliciosos e um sistema de detecção de intrusão leve.
  • Detecta scripts maliciosos ocultos nas páginas da internet e impede-os de sequestrar dados e potencialmente danificar seu computador.
  • Interrompe as ameaças do “dia zero” e software mal-intencionado desconhecido antes que as definições de vírus tenham sido obtidas.

Sem título

O avast! Free Edition 6.0 é completamente automático. Arquivos suspeitos são enviados para a quarentena e as atualizações são pequenas e rápidas, que não comprometem o uso do computador. Às vezes, porém, o avast! pergunta se um programa deve ser executado dentro da Sandbox. Mas, afinal, o que é isso?

Sandbox é um mecanismo de segurança que cria um espaço virtual no qual todas as alterações em arquivos, configurações e downloads efetuados são interceptadas e, após reiniciar o computador ou fechar o programa, elas são apagadas do disco. Por exemplo, se você executar o Internet Explorer dentro da Sandbox, após fechá-lo, todos os downloads que fez, sites que visitou, favoritos que tenha adicionado ou qualquer outra coisa que tenha feito com o navegador será desfeito. Tudo que foi criado dentro do ambiente virtual será apagado, ou seja, se um vírus for executado dentro da Sandbox ele não fará nenhum dano ao seu computador!

Na versão gratuita, o avast! não permite selecionar quais programas executar dentro da Sandbox, mas ele perguntará se deseja usá-la se encontrar algum programa suspeito. Mas, tenha cuidado com isso. No meu computador, ao instalar o software Divx Plus, o avast! perguntou se queria executá-lo dentro da Sandbox, embora eu saiba que é um programa legítimo. Caso eu tivesse aceitado a sugestão, no final da instalação do Divx eu teria um surpresa: ele não estaria realmente instalado! Tudo o que o programa de instalação fizesse seria desfeito assim que acabasse. Por isso, só use a Sandbox se você não conhece o aplicativo em questão.

Baixe o avast! Free Edition agora mesmo!

Qualquer comentário é bem-vindo. Se quiser saber mais sobre testes de vários antivírus, visite o blog Seu micro seguro, do Victor Hugo. Ele sempre faz testes de ameaças tipo “dia zero”, que são as que oferecem maiores riscos para o PC.

 
11 Comentários

Publicado por em 22/04/2011 em Segurança

 

Tags: , , , , , , , ,

11 Respostas para “avast! Free Edition 6.0 é um dos melhores para 2011

  1. Lidia

    14/05/2011 at 13:55

    Eu botei esse no meu, só não lembro se é exatamente esse. Ah então eu não fiz nada errado… Milagre da praga kkkk

    Apesar dele sempre dizer: “oi” “eu tô aqui” [sério… Aparece caixinha o tempo todo] ele é bom. O Norton nunca implicou com o keygen que eu guardo na area de trabalho. :]

     
    • Raff

      14/05/2011 at 14:10

      Nem todo keygen é perigoso, apesar de ser ilegal. Esses são conhecidos como programas suspeitos, que não quer dizer que sejam vírus. O Norton verifica on-line se um programa suspeito é perigoso ou não. O avast! não tem esse recurso, por isso bloqueia qualquer programa suspeito. O Norton 360 é bem melhor que o avast! É melhor você instalar ele novamente

       
  2. Raff

    14/05/2011 at 14:02

    Nem todo keygen é perigoso, apesar de ser ilegal. Esses são conhecidos como programas suspeitos, que não quer dizer que sejam vírus. O Norton verifica on-line se um programa suspeito é perigoso ou não. O avast! não tem esse recurso, por isso bloqueia qualquer programa suspeito. O Norton 360 é bem melhor que o avast! É melhor você instalar ele novamente.

     
  3. Lidia

    21/05/2011 at 10:23

    O Keygen não ilegal, e sim LEGAL. KKKKK

    Ahhhhh eu sei que o Norton é melhor, esse Avg tem a inteface muito comnplicada. Quero o Norton de novo. Cê tem ele pra mim???🙂

     
    • Raff

      21/05/2011 at 12:02

      Baixe o Norton aqui no meu site mesmo. Não instale. Mande um e-mail que te darei instruções sobre o que fazer para instalar corretamente.

       
  4. Lidia

    21/05/2011 at 10:27

    Devia ter um link free aqui né não?? kkkk

     
    • Raff

      21/05/2011 at 11:59

      Tem o link sim, mas é necessário uma leitura atenta para vê-lo. Estou modificando isso nos próximos posts para colocar um botão “download” gigante.

       
  5. CELSO

    25/10/2011 at 21:38

    USO O AVAST DESDE O AVAST4. QUAL NÃO FOI MINHA SURPRESA QDO DETECTOU COMO MALWARE O ARQUIVO C:\Windows\sysWOW64 – isso é arquivo de sistema do windows 7 64 bits (é como deletar o system 32 no windows de 32); mandou p/ quarentena; vacilei ao mandar reparar e como não reparou, excluiu; aí travou net, office, pdf, jpeg, tudo. Tive que formatar (recovery) pela imagem de fábrica, pois nada resolvia. Voltei a usar o Trend Micro, que veio no meu NB Asus n61jv. O Avast é bom em 32 bits. Em 64 bits, tenham cuidado e não excluam o sysWOW64. Um abraço. Celso/mg.

     
    • Raff

      25/10/2011 at 21:52

      Celso, não sei qual versão você usou, mas também tive problemas com o avast! Embora ele seja muito bom em detectar ameaças, ele às vezes fica confuso em removê-las. Não tenho mais recomendado o avast! por este motivo, embora em muitos testes na internet ele tenha se saído muito bem. Vale lembrar que usar versões antigas de antivírus não é recomendado. Se você sempre está conectado à internet, recomendo usar o Panda Cloud Antivirus. Ele é grátis, mas na versão grátis ele não protege se o computador não estiver conectado na internet. Tem outras opções, mas estou esperando alguns lançamentos para publicar no blog. Fique atento!

       
  6. patrick

    06/03/2012 at 14:09

    cara esse sandbox ta acabando com o meu sistema tudo que executa nele ele barra oque que tem que fazer para essa droga intender que nao e virus programa de atualizacao sistema de nota fiscal

     
    • Raff

      06/03/2012 at 14:17

      Se ainda usa o avast! 6, sugiro atualizar para a versão 7 no site oficial. Também tive esse problema. A solução foi ir nas opções da Sandbox na interface do programa e mudar de “automático” para “perguntar”. Assim ele grava a opção que você escolheu.

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: