RSS

Se o Linux é grátis, por que todos não usam ele?

19 jun

Principais motivos para o Linux não estar em seu PC.

Tux-G2A guerra entre Windows e Linux está muito longe de acabar. De um lado, os amantes do Linux e da liberdade que odeiam a Microsoft e tudo que ela faz. De outro, usuários do Windows que, mesmo insatisfeitos com seu sistema, não deixam de usá-lo por nada nesse mundo. Afinal, quem está certo nessa batalha?

Há 10 razões para usar o Windows e não o Linux, assim como o contrário também é verdade: há 10 razões para usar o Linux e não o Windows. Para entender melhor o que estou falando, leia os dois artigos de Filipe Utzig, do Fórum PCs:

Sobre minha visão como usuário dos dois sistemas, tentarei responder a pergunta: por que poucas pessoas usam o Linux? Eis algumas razões:

Pirataria X Software Livre: Mesmo o Linux sendo fornecido sem custo, a maioria ainda prefere usar o Windows pirata. Não, não é porque o Windows é melhor. Não é essa a questão. O motivo é que muitas pessoas já estão acostumadas com a pirataria. A ideia de usar gratuitamente algo que deveria ser pago faz os olhos de alguns brilharem! É muito difícil encontrar um usuário do Windows original. Quem aqui gastou R$ 500,00 para comprar o Windows 7? É mais fácil o técnico de informática instalar o Windows “Free Edition”. Creio que, se não existisse uma forma de usar o Windows sem pagar, muitos teriam experimentado o Linux pelo menos uma vez nada vida. Ele seria mais popular.

Não é um sistema para jogos. Muitos usuários Windows também jogam. Os jogos são feitos para usar recursos proprietários da Microsoft, como o DirectX. Eles são incompatíveis com o Linux e outros sistemas operacionais. Recentemente, muitas empresas que desenvolvem jogos para Windows também estão desenvolvendo para o OSX, da Apple, mas ainda não está nos planos migrar jogos para Linux. Alguns tem usado o PlayOnLinux para rodar jogos nativos do Windows. Mas, não funciona para todos os jogos e nem sempre o desempenho é satisfatório.

Os principais programas não possuem versão para Linux. Falando francamente, nós usamos os programas e não o sistema operacional em si. O sistema operacional é apenas um meio de interagir com os programas e os arquivos. Se existisse Microsoft Office, AutoCAD, Photoshop, CorelDraw e outros programas famosos em versões nativas para Linux, não haveria razão para continuar usando Windows. Existem bem mais programas para Windows do que para Linux. A indústria de software não contribui para mudar esse quadro, pois a maioria não está nem aí para o sistema do pinguim.

Existem muitas “versões” de Linux. Não é somente uma empresa que desenvolve o Linux, são várias empresas e comunidades que contribuem com seu desenvolvimento. Isso parece bom, mas gera um enorme problema: cada empresa quer fazer o Linux do seu jeito e por isso lançam sua própria versão do sistema. Resultado? Centenas de distribuições Linux espalhadas por aí. Para citar somente alguns: Mandriva, Debian, RedHat, Fedora, openSUSE, Ubuntu, Arch, Gentoo e muito mais. Falta unificação, uma padronização do Linux. Essa diversidade toda pode até agradar alguns, mas espanta desenvolvedores e usuários.

É preciso reaprender. Alguns argumentam que o Linux é mais difícil de usar. Isso não é mais verdade. Hoje o Linux não é apenas para usuários mais avançados. O problema é que as pessoas querem usar o Windows como se fosse Linux. Não entendem que Windows é Windows e Linux é Linux. Se for usar Linux, é preciso usá-lo como tal, pois ele tem sua própria maneira de fazer as coisas. Muitos não estão dispostos a aprender a usar um sistema novo.

Essas são as principais razões para o Linux não derrubar o Windows de vez. E você, por que acha que o Linux não é o sistema mais usado no mundo?

 
Deixe um comentário

Publicado por em 19/06/2011 em Linux

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: