RSS

Manutenção Preventiva – Parte 2: Iobit Smart Defrag

31 ago

Organize os dados no disco para evitar lentidão.

Smart Degrag 2

Todos os nossos dados estão gravados em um disco rígido, construído a partir de discos magnéticos e cabeças de leitura. A cabeça de leitura está em constante movimento e os discos em constante rotação para ler e gravar dados no disco.

Infelizmente, quando salvamos arquivos no disco rígido, eles não são gravados de forma organizada. Por exemplo, se tenho um arquivo de 10 MB, metade dele pode estar no início do disco e a outra metade só no final. Claro que, se as duas partes estivessem próximas, a cabeça de leitura faria uma viagem menor e o acesso aos dados seria mais rápido.

Quando o computador começa a ficar lento, uma das razões é que os arquivos gravados no disco podem estar muito fragmentados. Mas, há solução: os defragmentadores de disco. A tarefa é bem simples: reorganizar os dados no disco para agilizar o processo de leitura e escrita. O computador fica mais rápido e nós menos estressados.

Existem diversos desfragmentadores no mercado. Um dos mais eficientes que tive o prazer de testar foi o Smart Defrag, da Iobit. Além de ser completamente gratuito, ele faz uma desfragmentação automática sempre que encontrar arquivos fora do lugar. Ele fica sempre ativo na área de notificações do Windows. Quando você não está usando o computador, imediatamente ele verfica se alguma arquivo precisa ser movido para o lugar certo.

O bom é que ele realmente funciona, sem inteferir no uso da máquina e sem que precise se preocupar com ele. Instale, escolha os discos que vão ser desfragmentados, e esqueça. Uma boa dica é também habilitar a desgragmentação na inicialização do Windows. Ele faz isso a cada 7 dias para organizar arquivos que não puderam ser movidos durante o uso do PC. Se quiser maior eficiência, há uma opção para otimizar o disco. Essa etapa é demorada e não é automática, mas vale a pena executar pelo menos 1 vez no mês. Outra dica é não usar mais de um desfragmentador de disco, pois cada programa tem seu próprio método de organizar e um pode interferir no outro.

dw_win

 
Deixe um comentário

Publicado por em 31/08/2011 em Utilitários

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: