RSS

Manutenção Preventiva – Parte 3: Reparando o Windows

16 set

Tente isto antes de pensar em formatação.

Ambiente_Windows_7Junto com o Windows Vista e o Seven, uma forma mais prática de reparar o computador foi inaugurada: o disco de reparação do sistema. Através do próprio sistema operacional, você pode criar um CD de reparação para usar caso o Windows não inicie mais. Isso não é difícil de ocorrer. Um simples desligamento errado ou queda de energia pode corromper a inicialização do Windows.

Para criar o disco de reparação, vá em Iniciar e digite na caixa de pesquisa: reparação do sistema. O programa solicitará um CD ou DVD. Em seguida, é só gravar. Guarde-o em lugar seguro. O disco de reparação do sistema pode ser usado para reiniciar o computador. Ele contém ferramentas que podem ajudá-lo a corrigir erros sérios do Windows ou restaurar o computador caso tenha feito um backup de todo o sistema.

Para usar o CD de Reparação, reinicie o computador. É necessário o computador tentar o boot pelo CD, para isso talvez seja necessário mudar configurações da BIOS ou pressionar uma tecla, como F12. Isso varia muito de um computador para outro, então terá que descobrir por conta própria a maneira correta de fazer.

Se o Windows é inicado, mas ele parece instável (demora muito para ligar e trava constantemente), pode ser que arquivos essenciais do Windows estejam corrompidos ou alterados. Uma infecção por vírus ou programas que modificam a aparência do Windows podem ser os principais responsáveis por isso. Ainda não pense em formatar tudo e começar de novo. Tente a dica a seguir.

Inicie o computador em Modo de Segurança. Para escolher esta opção, pressione repetidamente a tecla F8 ao ligar o computador até que a opção apareça. Se ainda assim não conseguir, digite msconfig.exe no campo de pesquisa do Windows 7 e tecle Enter. Uma nova janela se abrirá. Na primeira aba, Geral, escolha Inicialização de diagnóstico e dê OK. Reinicie o computador.

Ao entrar em modo de segurança e depois de fazer logon com seu nome de usuário e senha, na caixa de pesquisa digite cmd e, com um clique com o botão direito do mouse em cmd.exe, escolha a opção Executar como administrador. Vai abrir o Prompt de Comando. Nele digite: sfc.exe /scannow. O Windows vai verificar agora cada arquivo do sistema para saber se é o original ou não. Se encontrar algum arquivo estranho, ele vai substituir pelo original do Windows. Agora, vá jantar, ler um livro, tomar um banho relaxante, pois isso vai demorar muito. Não esqueça de voltar para o modo de Inicilalização normal ou seu computador sempre entrará em modo de diagnóstico. Se usou F8 para entrar no Modo de Segurança, não precisa se preocupar com isso.

Essas duas dicas podem ajudá-lo e muito a se livrar da dor de cabeça que é reinstalar o Windows e todos os programas. Se nada disso funcionar para você e seu sistema continuar instável, experimente as dicas dos artigos anteriores ou o próximo artigo da série.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 16/09/2011 em Utilitários, Windows

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: