RSS

O que é Linux?

27 out

Por que você deveria pensar em usar o Linux?

O Linux é um sistema operacional, assim como o Windows. Todo computador precisa de um sistema operacional que gerencia todo o hardware e software da máquina. Sem ele, nada poderia ser feito no computador. O sistema operacional mais popular é sem dúvida o Windows, da Microsoft. O Linux talvez você nunca tenha usado ou só tenha ouvido alguém falar sobre ele. Mas, por que pensar em usar o Linux? O Linux é livre e mantido por diversas empresas e por várias comunidades. Seu licenciamento permite usá-lo gratuitamente em quantos computadores desejar. Diferente do Windows que é mantido por uma única empresa, a Microsoft, e não é gratuito. O Windows original custa cerca de R$ 400,00 na principal versão para usuários residenciais e nem é a versão completa. O Linux já é completo por padrão. Pode ser usado em seu computador pessoal ou em grandes servidores empresariais, sem custos.

Talvez diga: "Mas, o Linux é difícil de usar. No Windows tudo é mais fácil!" Talvez as coisas fossem assim na década de 90. Naquela época Windows e Linux coexistiam, mas o Windows tornou-se popular pela facilidade em interagir com o usuário, e não por ser o melhor sistema. É verdade que o Linux era exclusivo para usuário avançados e programadores, mas as coisas são bem diferentes hoje.O Linux está bem mais amigável e em algumas situações até mais fácil de usar que o próprio Windows. A dificuldade inicial é ter que usar um sistema diferente, pois o Linux tem o seu jeito de fazer as coisas. Não adianta tentar usar o Linux como se fosse Windows, mas você pode substituí-lo.É como trocar de celular para um de outra marca, que usa um sistema diferente.

O Linux não é uma coisa de outro mundo. É fácil aprender a usá-lo. Não é uma tela preta onde você tem que decorar uma infinidade de comandos. Ele possui interface gráfica fácil de usar e programas semelhantes aos que você usa no dia-a-dia. A imagem logo acima é de uma distribuição (ou distro) Linux: openSUSE 11.4. Dentro de alguns dias será lançado o openSUSE 12.1 e ensinarei passo-a-passo como instalar ele no seu computador sem remover o Windows. É o que se chama de dual-boot: quando o computador é ligado, você pode escolher entre iniciar o Windows ou o Linux. Essa é a melhor maneira de conhecer o Linux. Outra maneira, é usá-lo diretamente do DVD, sem precisar instalar nada. Você não precisa nem de HD!

"Ah, mas poucas pessoas usam o Linux." Isso pode ser verdade ou não. Muitos usam o Linux e nem sabem! O Linux está em todo lugar! Usa o caixa eletrônico do banco? Provavelmente, eles usam um sistema Linux especializado. Tem uma TV de LCD ou Plasma? O sistema da TV que você acessa através do menu também é baseado no Linux. Seu celular roda Android? É Linux! O Linux rodava até no PS3 algum tempo atrás. Os sites que visita podem estar armazenados em servidores Linux. Sim, o Linux está em toda parte. E pode estar no seu computador também.

"Mas, tenho programas que só funcionam no Windows!" E quem disse que você deve ficar limitado ao Linux? Você é livre para usar o sistema que quiser. O Linux pode atender todas as suas necessidades, ou não. Você só vai saber se usá-lo. Usuários do Mac OSX, o sistema operacional da Apple, quando não tem um programa equivalente no OSX, eles executam o Windows para executar o que querem. Por que não fazer o mesmo com o Linux? Se precisa de um programa que só tem versão para Windows, há algumas opções: executar o programa no Windows (dual-boot), executar o Windows dentro do Linux (virtualização) ou fazer um emulação. Todos esses detalhes explicarei em outros artigos.

Enquanto o openSUSE 12.1 não é lançado, escreverei outros artigos sobre a história do Linux, onde conseguir mais informações e mais alguns argumentos para levar você a pelo menos experimentá-lo. Talvez essa seja a solução para sair da pirataria se não pode ou não quer pagar por um sistema proprietário. Ah, estou escrevendo usando o openSUSE 11.4 e o programa editor de blog Blogilo. Até os próximos artigos.

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

 
Deixe um comentário

Publicado por em 27/10/2011 em Linux

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: