RSS

O novo Opera 11.60

30 dez

Um dos melhores navegadores disponíveis vem com tudo nesta nova versão.

co-opera1160

Para você que não conhece, o Opera é um navegador de Internet, assim como Internet Explorer, Firefox e Chrome. Mas não pense que ele é um novo navegador tentando ganhar mercado. O Opera é excelente e está há anos entre nós. Ele parece ser um pouco injustiçado porque muitas das boas funções que encontramos nos navegadores mais populares foram ideias revolucionárias do Opera, como a navegação por abas. A Opera foi a primeira a implementá-las e a ideia foi copiada por todos os outros. Vamos conhecer um pouco do Opera, particularmente sua versão 11.60.

O Opera 11.60 traz principalmente melhorias internas e algumas visuais. A principal novidade certamente é o seu cliente de e-mail integrado que foi completamente redesenhado. Está muito mais fácil gerenciar suas contas. Agora ele suporta agrupamentos de mensagens por conversas e fixação de e-mails. E, claro, há a possibilidade de classificar as mensagens por categorias: importante, valioso, responder, reunião, e assim por diante. Você pode usar o Opera para ler seus e-mails sem a necessidade de acessar o site do Hotmail ou Gmail, por exemplo. Ele baixa uma cópia para o computador e poderá consultar suas mensagens mesmo que esteja desconectado da internet.

Uma exclusividade do Opera, que foi parcialmente copiado pelo Safari, é o Speed Dial. Pense numa tela onde estão fixados seus principais sites favoritos em miniaturas. É um recurso muito útil para que com apenas um clique você acesse o seu site favorito. Na barra de endereços, ao clicar na estrela que representa os favoritos, aparecem duas opções: adicionar o site na lista de favoritos ou no Speed Dial. Essa mudança, embora simples, ajuda bastante na hora de adicionar sites no mural do Speed Dial.

Há também o agrupamento de abas. Para aqueles que gostam de ter várias abas abertas ao mesmo tempo o Opera permite agrupá-las da forma como desejar para economizar espaço. Posso, por exemplo, colocar todos os sites de notícias de informática que estou pesquisando em uma única aba, que agrupa vários dos sites que escolhi. O recurso é um pouco semelhante ao agrupamento de janelas presente do Windows 7. Ao passar o mouse sobre a aba que contém vários sites, uma miniatura deles é mostrada e posso selecionar o site que desejo sem a necessidade de percorrer muitas abas.

Houve também melhorias internas, como seu novo motor Ragnarok para HMTL5, que melhora a compatibilidade do navegador com a linguagem e resolve os problemas de renderização de sites. E um novo motor de layout dinâmico permite que as páginas sejam carregadas mais rapidamente. De fato, o Opera está tão rápido quanto o Chrome.

O que é novidade para os navegadores atuais, há bastante tempo já é parte do Opera: o Opera Link. Com ele, você pode sincronizar seus favoritos (chamados de marcadores no Opera), senhas, Speed Dial e algumas configurações com seus outros computadores, inclusive com o Opera Mini, o navegador mais usado nos celulares e smartphones.

Enfim, o Opera é uma ótima opção de navegador. Nesta versão ele está muito ágil na sua execução e também na exibição de sites. Nos meus testes ele mostrou ser bastante estável e não travou nenhuma vez, independente do site visitado. Eu sei que utilizar um navegador é também gosto pessoal, pois hoje todos possuem tecnologias bem parecidas. Mas, se nunca experimentou, por que não dar uma chance ao Opera? Quem sabe você venha a gostar dele assim como eu.

dw_win

 
Deixe um comentário

Publicado por em 30/12/2011 em Internet

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: