RSS

Mitos e verdades sobre as baterias

25 jan

Como prolongar a vida útil de baterias de celulares e notebooks?

mitos-e-verdades-sobre-as-baterias-515x226

Para evitar o “efeito memória“, a bateria sempre deve ser usada até o fim antes de voltar para a tomada e só pode ser desplugada depois que estiver 100% cheia.
MITO. Mesmo depois de tanto tempo, esta ainda é, de longe, a dúvida mais comum. Isso não é por acaso: por muito tempo, tanto celulares quanto notebooks tinham baterias de níquel, um material que exige ciclos completos de carga e descarga. Caso esses ciclos não fossem completados, parecia que a bateria “memorizava” uma quantidade de energia que ficava lá ocupando espaço útil. É por isso que esse defeito é chamado de “efeito memória”: a bateria passava a ter uma reserva de carga e nunca voltava a ter 100% de capacidade. O bom é que as baterias atuais são de íons de lítio e não sofrem mais desse problema. Agora, as baterias podem ser carregadas e descarregadas a qualquer momento ou ocasião. Dica: é bom confirmar se a bateria do seu portátil é de lítio ou de níquel, caso você já tenha comprado há alguns anos.

Assim que tiro meu aparelho da caixa, preciso deixá-lo na tomada por 12 horas seguidas.
DEPENDE. No caso dos celulares e smartphones, geralmente isso é desnecessário, porque a maioria já sai com a bateria cheia da fábrica. Já no caso dos notebooks, pode ser que seja preciso carregar por completo antes de usar. Dica: siga as instruções do manual do equipamento.

A capacidade de retenção de carga da bateria é prejudicada pelo calor.
VERDADE.
Ele é o maior inimigo de qualquer bateria. Por isso, é recomendável manter seu celular ou notebook em ambientes abaixo de 35 graus. Com isso, a vida útil da bateria será mais longa. Dica: nunca deixe seu notebook, mesmo desligado, em lugares muito quentes, como no seu carro debaixo de sol, por exemplo. Também não é bom carregar a bateria em locais que dificultam a circulação de ar por dentro do computador, como em cima da cama. Procure sempre deixá-lo em locais arejados, principalmente nesse momento, ok?

A vida útil de uma bateria se mede por meses e anos.
MITO. A vida útil de uma bateria é medida pela sua quantidade de ciclos de carga e descarga. A maioria dos fabricantes promete que a bateria pode reter até 80% de sua capacidade depois de 300 a 400 ciclos completos – e, a partir daí, a tendência é que diminua. Afinal, quanto menos ciclos de carga e descarga, mais tempo dura a bateria, pois o desgaste ocorre por conta do fluxo de eletricidade para dentro e para fora da bateria. Dica: leia o próximo tópico.

Posso retirar a bateria do notebook e guardá-la completamente carregada, usando só a energia da tomada.
VERDADE.
Como o note se alimenta quase que diretamente da rede elétrica quando está ligado na tomada, a bateria pode ser retirada sem problemas. Mas, atenção: não guarde seu notebook com a bateria zerada, pois isso pode fazer com que ela perca sua capacidade de recarga. Dica: entre em contato com o suporte do fabricante de seu computador ou celular e pergunte qual a carga mínima que a bateria deve ter para que você possa guardá-la por algum tempo sem correr riscos.

Se o computador/celular estiver configurado para desligar a tela automaticamente quando eu não o estiver usando, a bateria vai durar muito mais tempo.
MITO. O consumo de energia será menor, mas só isso não é o suficiente para economizar bateria em grande quantidade. Se algumas funções como Wi-Fi e Bluetooth estiverem ativas, só desligar a tela não vai imperdir que a bateria acabe rapidamente. No caso dos notebooks, isso se intensifica ainda mais caso algum outro aparelho esteja conectado via USB (como impressoras e câmeras fotográficas, por exemplo), ou mesmo se CDs/DVDs/discos Blu-ray estiverem sendo executados no drive óptico. Dica: se estiver longe de uma tomada, só use Wi-Fi e Bluetooth quando necessário.

Os computadores com Windows 7 consomem menos energia e, por conta disso, a bateria dura mais.
VERDADE.
A versão mais atual do Windows permite que você ajuste o consumo de energia do computador. Por exemplo, no modo de Baixo Desempenho, o monitor ajusta o brilho para um nível menor.

Fonte: Blog do Windows 7.

 
2 Comentários

Publicado por em 25/01/2012 em Tecnologia

 

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas para “Mitos e verdades sobre as baterias

  1. pripris

    25/01/2012 at 14:18

    Boas informacoes pra gente, que por nao tomar cuidados simples, acabamos com a bateria dos nossos aparelhos antes do tempo. =D

     
    • Raff

      26/01/2012 at 8:40

      Que bom que as informações foram úteis.

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: